sábado, 6 de março de 2010

Por que a carne é prejudicial ao meio ambiente?


Porque criar o post de receitas vegetarianas no 100co2? Algumas pessoas ainda não entendem porque a criação de gado é prejudicial ao meio ambiente. Vou tentar explicar com esse post e espero que vocês ajudem repassando a idéia para frente.

Vamos começar pelo desmatamento e destruição do nosso solo e ricas florestas. Metade da agricultura mundial é voltada para a produção de ração para animais e a carne dos animais abatidos é acessível a menos de 15% dos seres humanos. Entre 2002 e 2005, foram desmatados 70 mil km2 na Amazônia. Do cerrado, que contém um terço da biodiversidade brasileira, hoje restam 20%. E menos de 7% da Mata Atlântica está de pé. A soja que devasta o Cerrado e invade a Amazônia não vira alimento para pessoas, é exportada e transformada em ração de bois, frangos, porcos e peixes criados em cativeiro onde estes animais serão abatidos e irá alimentar apenas 15% da população mundial.

Outro problema é o aquecimento global pois 18% da emissão de todos os gases causadores do aquecimento global são gerados apenas pelas indústrias da carne. Os excremetos do gado produz o gás Metano que é altamente nocivo ao planeta. A água, outra grande preocupação dos ambientalistas, parece não preocupar aqui no Brasil, já que 45% da água doce é gasta na pecuária. Enquanto são necessários menos de 500 litros de água para se obter 1 kg de soja, para produzir 1 kg de carne bovina gastam-se até 15 mil litros de água.

Estes são apenas alguns exemplos de risco ao meio ambiente, não podemos esquecer também a maltrato que os animais sofrem ao ser tratados como produtos e não seres vivos com sentimentos e vontades.




voltar para a página principal

3 comentários:

Luis "o vegano" disse...

O tom é ironico, mas o assunto é sério.

Legal o blog 100co2, Parabéns

Anônimo disse...

Será que o Jabor virou vegetariano?

denise disse...

Tema mto bm para se refletir...