quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Sustentável.Corp







Sustentabilidade não é estratégia de marketing!

Que o termo sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental chegou para ficar nas empresas é fato, uma realidade e ótimo. O problema é que alguns empresários estão pegando carona numa onda que não é a praia deles. Muitos acham que o fato de colocar um logo “empresa responsável” no site ou no cartão de visita, irão vender fortunas e conquistar todos consumidores conscientes do mundo.
Um dia desses fui cotar um orçamento em uma gráfica que prefiro não dizer o nome. No site deles estava “somos uma empresa verde e nos preocupamos com a sustentabilidade do nosso planeta” até ai legal e comovente. Porém quando fui jogar minha latinha de suco dellvale no lixo o flagrante foi dado, lixeiras unica, ou seja, a empresa “verde” se quer faz reciclagem do lixo.

A gota d'água foi quando eu li no web site de uma churrascaria (sim caro leitor eu disse churrascaria), que eles eram uma empresa sustentável. Ora bolas, mesmo que eles criassem os gados no quintal da churrascaria e vendessem somente carne orgânica eles não estariam colaborando com a sustentabilidade do planeta.

O empresariado tem que entender que ser sustentável não é simplesmente escrever no site “sou sustentável” é sim tomar atitudes ambientalmente corretas e principalmente agir. O meio ambiente não pode transformar em uma estratégia de marketing com visão de lucro, devemos sim transformar o marketing para visar o bem do planeta e do ser humano.


por Nelson Leite

1 comentários:

denise disse...

É, muita gente usa o termo sustentabilidade como forma de marketing...
Mas se essas empresas realmente estiverem praticando melhorias, por mais que ainda não atinga o ideal, já é de grande valia...