Demorou para algum país tomar partido e ajudar os ecologistas contra a cruel matança de baleias que o Japão faz. A guerra diplomática está acontecendo entre Nova Zelândia e Austrália contra o Japão.
A caça comercial de baleias foi proibida há duas décadas porém os japoneses, caçadores da Noruega e da Islândia seguiram com a carnificina de baleias e golfinhos.
A carne de baleia já fez parte da refeição das escolas japonesas. Hoje é um hábito em decadência. Apesar da pressão mundial, a venda e o consumo desse tipo de carne são legais no Japão. Em Tóquio, há restaurantes como o de nome Kujiraya, algo como "a casa da baleia". O símbolo mostra qual é o principal item do cardápio.
A guerra das baleias provocou uma crise diplomática. Austrália e Nova Zelândia - que ficam perto da área de caça no Oceano Indico e prometeram entrar com uma ação contra o Japão no Tribunal Internacional de Haia.
O pior é que manifestantes a favor do consumo de baleia protestaram em frente à embaixada da Austrália em Tóquio. Para os japoneses não basta se alimentar da enorme diversidade de peixes que eles assassinam diariamente.
Vamos esperar e torcer que nessa guerra a Nova Zelândia e a Austrália ganhem a batalha.
Segue algumas fotos (fortes) de como é feito a caça da baleia
0 comentários:
Postar um comentário