sábado, 19 de dezembro de 2009

Não pode passar de dois graus centígrados




















Secas fortes, degelo do Ártico e aumento de fogo nas regiões tropicais são alguns dos impactos que, serão ainda mais extremos em um cenário de aumento de temperatura de 4 graus centígrados. Os cortes nas emissões de gases de efeito estufa oferecidos pelos países durante a Conferência do Clima, em Copenhague, claramente não são suficientes para garantir que o mundo escape dos efeitos do aquecimento global e os paises ricos (princípais causadores desse aquecimento) estão oferecendo reduções nas emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa que vão de apenas 3% a 4% para os Estados Unidos a 20% para a União Europeia, até 2020.

"Eu acho que não é claramente suficiente", disse Thomas Stocker, co-presidente do IPCC, sobre os números anunciados até agora. "Nós estamos longe de afirmar que o limite de 2ºC será cumprido.

Os princípais gases presentes na atmosfera responsável por causar o aquecimento global e mudanças climáticas são: dióxido de carbono CO2, metano CH4 e o óxido nitroso N2O.

CO2 – dióxido de carbono
Este acréscimo na concentração de CO2 implica no aumento da capacidade da atmosfera em reter calor e, mas não consequentemente, da temperatura do planeta, pois houve decrécimos de temperatura também neste período. As emissões de CO2 continuam a crescer e, provavelmente, a concentração deste gás poder alcançar 550 ppm por volta do ano 2100.

CH4 - metano
60% da emissão de metano no mundo é produto da ação humana, vindo principalmente da agricultura. Durante os últimos 200 anos, a concentração deste gás na atmosfera aumentou de 0,8 para 1,7 ppm. O metano é também chamado de biogás, pois pode ser produzido pela digestão anaeróbica de matéria orgânica, como lixo e esgoto, através de microorganismos chamados archaea. O metano é considerado o terceiro gás que provoca efeito estufa, ele possui um menor tempo de residência na atmosfera, quando comparado com o CO2, no entanto, ele possui um potencial de aquecimento 60 vezes maior.

N2O – óxido nitroso
Uma molécula deste gás equivale ao potencial de efeito estufa de cerca de 250 moléculas de dióxido de carbono e também permanece mais tempo no ar, em média 125 anos. A concentração de N2O na atmosfera tem aumentado na taxa de 0,25 % ao ano, sendo os solos tropicais considerados os maiores responsáveis pela emissão de N2O em ecossistemas terrestres naturais. As florestas tropicais têm maior abundância relativa de nitrogênio em comparação a outros biomas.

0 comentários: