terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Agenda

VIVA O VERDE
SESC Interlagos

Programa sócio-educativo de sensibilização às questões ambientais, sociais e culturais presentes no cotidiano, a partir de um aprendizado lúdico que conduz à integração do ser humano com a natureza por meio de atividades monitoradas (esporte, lazer, cultura, arte e educação) executadas por uma equipe multidisciplinar do SESC Interlagos. Agendamento na Central de Atendimento, de quarta a sábado, das 13h às 17h. Telefone: 56629536/ 9537.


TOQUE-ME, SOU TEU
SESC Interlagos
07/09 a 31/12.

Quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h.
Pianos de rua estão aparecendo em cidades de todo o mundo. Localizados em parques, praças, abrigos de ônibus, estações de trem, galerias, mercados, pontes e até balsas, os pianos são para qualquer pessoa apreciar e se apropriar. Até agora 112 pianos foram instaladas. Por quem e por quanto tempo eles serão tocados cabe a cada comunidade definir. O piano age como uma peça escultural, musical, uma tela em branco que se torna um reflexo das comunidades nas quais estão inseridos. Muitos pianos são personalizados e decorados. Projeto do artista multimídia inglês Luke Jerram. Corredor do Café Campestre.


Continue lendo >>

Casa Cor 2010 com projetos sustentáveis














O grande desafio é provar que se pode criar ambientes sustentáveis sofisticados, confortáveis e de bom gosto.

Parece que o tema sustentabilidade está em alta. Os grupos Casa Cor e Sustentax decidiram trabalhar juntos e, nos próximos anos, aprimorar a atuação de arquitetos, paisagistas, decoradores e designers com práticas que favoreçam o meio ambiente.

Em 2010 a parceria tem o desafio de incluir as atividades sustentáveis em todas as etapas dos projetos. Arquitetos, paisagistas, decoradores e designers envolvidos poderão ainda contar com o apoio do Grupo Sustentax.(empresa lider no segmento de projetos sustentáveis)


O trabalho pretende incorporar a responsabilidade socioambiental por meio de um processo de reeducação do mercado, informando sobre as práticas mais indicadas, com impactos positivos também no aprimoramento profissional e no reconhecimento do público em geral.

A parceria colocará em prática métricas para avaliação de sustentabilidade, de modo a incorporar ações mais efetivas. Com um sistema de comunicação adequado, será possível também fazer com que o público se envolva e passe a compreender melhor o tema.


Saiba mais





Continue lendo >>

FRASE

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água" Thomas Fuller

Continue lendo >>

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Marina Silva 2010 Sim, Nós Podemos

























Movimento Marina Silva 2010 Sim, Nós Podemos. Podemos construir um país mais humano, justo e com responsabilidade ambiental.

twitter

facebook

Continue lendo >>

sábado, 26 de dezembro de 2009

A era da estupidez


Um filme que tenta abrir nossos olhos sobre o aquecimento global e desastres ambientais causados pela intervenção humana.


















“A Era da Estupidez” mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é
estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055. Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.

Elenco

Jamila and Adnan Bayyoud … Themselves
Alvin DuVernay … O Próprio
Piers Guy … O Próprio
Layefa Malini … A Própria
Fernand Pareau … O Próprio
Pete Postlethwaite … The Archivist
Jeh Wadia … O Próprio

Ficha Técnica

Título no Brasil: A Era da Estupidez
Título Original: The Age of Stupid
País de Origem: Reino Unido
Gênero: Documentário
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 22/09/2009
Estúdio/Distrib.: Moviemobz
Direção: Franny Armstrong


Continue lendo >>

O lado positivo da coisa

Especialistas assumem o fracasso de Copenhague. Porém, a exposição do evento na mídia serviu para alertar o mundo sobre os problemas do meio ambiente. Uma grande quantidade de notícias e reportagens foram transmitidas exaustivamente e tudo indica que os cidadãos intensificarão hábitos ecológicos e funcionarão como o motor que forçará os governantes a comprometerem-se seriamente com os problemas ambientais.

O presidente do IPCC, o indiano Rajendra Pachauri, disse que o principal resultado do encontro em Copenhague foi a consolidação do grupo Basic, formado por Brasil, África do Sul, Índia e China. Um grande passo para o jogo das relações internacionais foi dado. Um outro passo também será dado se as pessoas mudarem seus hábitos e consumirem com consciência ambiental. Caso a sociedade civil comece a agir, a pressão sob os governos aumentará e eles deverão agir também.

Enquanto os governos não agem, você poder agir:

Recicle - Preserve - Plante - Seja humano - Doe

Continue lendo >>

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Lula no COP-15
























Eles pediram o presidente Lula. Nosso presidente foi e falou.




Continue lendo >>

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

TAP é Sustentável
















Quando o assunto é sustentabilidade a companhia aérea de Portugal TAP, está kilometros a frente das concorrentes. Aplique essas idéias na empresa em que trabalha

A TAP foi a primeira companhia aérea do mundo a lançar, em 5 de Junho de 2009 (Dia Mundial do Ambiente), o Programa de Compensação de Emissões de CO2, em parceria com a IATA (International Air Transport Association). Este programa está disponível no site www.flytap.com e proporciona aos passageiros da companhia a oportunidade de compensarem, de forma voluntária, as emissões de CO2 resultantes dos seus voos, contribuindo assim para projetos de redução de emissões em países em desenvolvimento apoiados pela TAP.


A par do lançamento do Programa de Compensação de Emissões, e entre outras iniciativas relevantes, destaca-se o projeto dirigido ao público interno, designado Agir Eco, cujo conceito se baseia na renovação do compromisso de proteção do ambiente pela companhia, mobilizando e envolvendo todos os trabalhadores da TAP em ações concretas do dia-a-dia.

O compromisso ambiental assumido pela TAP permite também que a empresa lidere destacadamente o ranking de “Sustentabilidade” das empresas tuteladas pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Continue lendo >>

PNDH-3
























O Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3), que estabelece as diretrizes e objetivos que vão orientar o poder público para a promoção dos Direitos Humanos no Brasil, foi lançado nesta segunda-feira (21).

Principais avanços do Programa Nacional de Direitos Humanos

• Pela primeira vez traz definidas as ações programáticas e os responsáveis por executá-las. O documento é assinado por 31 ministérios, e não só pela SEDH, como os dois anteriores.
• Prevê a criação do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento do PNDH-3.
• É resultado de um processo de debate que reuniu poder público e sociedade civil e mobilizou mais de 14 mil participantes em conferências municipais, regionais, estaduais e culminou na 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, realizada em dezembro de 2008.
• Adota como premissa o princípio transversal dos Direitos Humanos que tem de ser considerado em todas as políticas públicas.
• Fortalece a participação da sociedade civil nas políticas de Direitos Humanos e os mecanismos de transparência.
• Inclui o tema como indicador fundamental para medir o desenvolvimento no País. E define a área como prioridade no orçamento para o Plano Plurianual.
• Estabelece como prioridade a elaboração de uma política nacional para a infância e a adolescência, bem como de um plano de médio prazo.
• O direito à cidadania inclusiva e acessibilidade para pessoas com deficiência. É prioridade transformar em cidades acessíveis até 2014 as capitais brasileiras que serão sede de jogos da Copa. Prevê implementar o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular facultativa e propõe a regulamentação de profissões como o instrutor de Libras e treinadores de cães-guias.
• Trata do tema registro civil como direito. Propõe a ampliação e a reestruturação do atendimento para garantir, por exemplo, que o recém-nascido saia da maternidade já com a certidão de nascimento.
• Reconhece as parteiras como agentes de saúde.
• Ao abordar o direito à alimentação, condiciona as políticas de transferência de renda à matrícula e freqüência na escola, além da vacinação obrigatória, e o acesso ao trabalho e emprego.
• A população em situação de rua aparece com destaque. Entre outras ações, prevê a criação de programas de formação, qualificação e inserção profissional.
• Apoio aos projetos de lei de união civil entre pessoas do mesmo sexo e do direito à adoção por homoafetivos e prevê a inclusão no sistema de informações do serviço público de todas as configurações familiares.
• Desenvolver mecanismos para impedir a ostentação de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos da União e incluir o ensino da diversidade e da história das religiões. Prevê o mapeamento das práticas religiosas.
• Enfatiza a segurança pública como Direito Humano. Incorpora os avanços trazidos pelo Pronasci e propõe reformas nas instituições.
• Define a educação e cultura como ações estruturantes em Direitos Humanos e inclui a temática nos currículos escolares, concursos públicos, programas de formação das polícias e dos membros das Forças Armadas.
• Incorpora o direito à comunicação e prevê a criação de um ranking nacional dos veículos comprometidos com os Direitos Humanos
• Também inédito, o tema Direito à Memória e à Verdade reafirma a necessidade do País conhecer sua história e saber das violações aos direitos humanos, além de promover as necessárias reparações.

Continue lendo >>

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mudanças na Lei Rouanet



















O ministro da Cultura, Juca Ferreira, levou ao Congresso o projeto de reforma da Lei Rouanet, cujo principal objetivo é descentralizar a distribuição dos recursos destinados ao setor, eliminar a burocracia na captação de investimentos privados e estimular a sustentabilidade de fundações culturais. Ferreira se encontrou com os presidentes da Câmara e do Senado para pedir apoio - a meta é votar o projeto no primeiro semestre de 2010, antes das eleições.

- A Lei Rouanet completou 20 anos sem produzir grandes resultados. Não conseguiu criar o mecenato cultural e existe uma grande concentração em duas cidades - disse Ferreira, completando: - Somado ao Vale-Cultura e à PEC que propõe criar uma destinação mínima constitucional para o setor, vamos conseguir acabar com a mendicância na área da Cultura.

Dados do Ministério mostram que mais de 60% dos investimentos culturais realizados por meio da Lei Rounet se concentram em duas cidades, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, 50% dos recursos ficam com apenas 3% dos proponentes. (O Globo)

Continue lendo >>

Dilma no COP-15

















Dilma em sua primeira conversa com jornalistas, deixou como coadjuvante o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que cancelou sua própria entrevista para dar espaço à colega.


No encontro com jornalistas, Dilma mal deixou Minc falar. Chegou a dizer que um dos programas dos quais o ministro falava não tinha "nada a ver" com o que fora perguntado. Dilma ainda cometeu uma gafe ao abrir um evento brasileiro sobre a Amazônia. Em uma frase enviesada, ela disse: "O meio ambiente é um obstáculo ao desenvolvimento sustentável".


Continue lendo >>

domingo, 20 de dezembro de 2009

F R A S E

"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.."

Victor Hugo

Continue lendo >>

Recicle




A reciclagem é o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.


Começe a agir agora e veja o que deve ser reciclado.

Garrafa e pote de vidro

Garrafa PET

Sacola de plástico

Papel e papelão

Filme plástico de embalagem

Lata de aço, incluindo a de aerossol

Lata de alumínio

Isopor

Tampa de aço de pote e de garrafa

Papel-alumínio e embalagem de marmitex

Embalagem longa-vida

Lâmpada incandescente e fluorescente

Continue lendo >>

Ranking Ecológico


ACREDITEM! Rio de Janeiro e a Capital de São Paulo não estão encabeçando a lista das cidades que mais reciclam. As duas maiores cidades do Brasil deveriam ser exemplos da coleta de lixo


AS CIDADES QUE MAIS RECICLAM
Os cinco municípios brasileiros onde a prefeitura faz chegar o serviço de coleta seletiva a 100% das residências, segundo um novo levantamento por amostragem no país:

1. Curitiba (Paraná)
A cidade é uma das campeãs em reciclagem: a fórmula que deu certo lá inclui o uso de caminhões que recolhem apenas o lixo seco- sem nenhum resto orgânico. O resultado é que o lixo fica mais limpo e acaba vendido por um preço mais alto às indústrias de reciclagem. Isso ajuda a tornar o sistema de coleta seletiva em Curitiba mais barato (e viável) que o da maioria das cidades brasileiras

2. Itabira (Minas Gerais)

3. Londrina (Paraná)

4. Santo André (São Paulo)

5. Santos (São Paulo)

Continue lendo >>

sábado, 19 de dezembro de 2009

Al Gore - an inconvenient truth




















Sinopse: O filme acompanha o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, em sua jornada pelo país para alertar sobre os perigos do aquecimento global e as mudanças climáticas que estão afetando o globo terrestre. Gore apresenta dados científicos que comprovam a elevação da temperatura na Terra, o derretimento de blocos de gelo das calotas polares e o aumento progressivo do nível do mar.


Continue lendo >>

Não pode passar de dois graus centígrados




















Secas fortes, degelo do Ártico e aumento de fogo nas regiões tropicais são alguns dos impactos que, serão ainda mais extremos em um cenário de aumento de temperatura de 4 graus centígrados. Os cortes nas emissões de gases de efeito estufa oferecidos pelos países durante a Conferência do Clima, em Copenhague, claramente não são suficientes para garantir que o mundo escape dos efeitos do aquecimento global e os paises ricos (princípais causadores desse aquecimento) estão oferecendo reduções nas emissões de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa que vão de apenas 3% a 4% para os Estados Unidos a 20% para a União Europeia, até 2020.

"Eu acho que não é claramente suficiente", disse Thomas Stocker, co-presidente do IPCC, sobre os números anunciados até agora. "Nós estamos longe de afirmar que o limite de 2ºC será cumprido.

Os princípais gases presentes na atmosfera responsável por causar o aquecimento global e mudanças climáticas são: dióxido de carbono CO2, metano CH4 e o óxido nitroso N2O.

CO2 – dióxido de carbono
Este acréscimo na concentração de CO2 implica no aumento da capacidade da atmosfera em reter calor e, mas não consequentemente, da temperatura do planeta, pois houve decrécimos de temperatura também neste período. As emissões de CO2 continuam a crescer e, provavelmente, a concentração deste gás poder alcançar 550 ppm por volta do ano 2100.

CH4 - metano
60% da emissão de metano no mundo é produto da ação humana, vindo principalmente da agricultura. Durante os últimos 200 anos, a concentração deste gás na atmosfera aumentou de 0,8 para 1,7 ppm. O metano é também chamado de biogás, pois pode ser produzido pela digestão anaeróbica de matéria orgânica, como lixo e esgoto, através de microorganismos chamados archaea. O metano é considerado o terceiro gás que provoca efeito estufa, ele possui um menor tempo de residência na atmosfera, quando comparado com o CO2, no entanto, ele possui um potencial de aquecimento 60 vezes maior.

N2O – óxido nitroso
Uma molécula deste gás equivale ao potencial de efeito estufa de cerca de 250 moléculas de dióxido de carbono e também permanece mais tempo no ar, em média 125 anos. A concentração de N2O na atmosfera tem aumentado na taxa de 0,25 % ao ano, sendo os solos tropicais considerados os maiores responsáveis pela emissão de N2O em ecossistemas terrestres naturais. As florestas tropicais têm maior abundância relativa de nitrogênio em comparação a outros biomas.

Continue lendo >>